Sete Anos Sete Escolas

Cruzamento de culturas, geografias e experiências de criação artística entre alunos do 7º ao 12º ano

 

Promotor: Al Kantara Associação Cultural
Área Artística: Dança, Teatro, Audiovisual
Responsável área artística: Cláudia Dias
Responsável área social: Luísa Veloso
Território: Almada, Porto
Duração: 31 meses
ODS: 4. Educação de qualidade, 10. Reduzir as desigualdades

Sete Anos Sete Escolas © Alípio Padilha
Sete Anos Sete Escolas © Alípio Padilha

 

Sete Anos Sete Escolas propõe um programa de oficinas artísticas com jovens do 7.º ao 12.º ano, nas quais se promove uma reflexão ativa a partir dos espetáculos do projeto artístico Sete Anos Sete Peças, dirigido por Cláudia Dias. As escolas participantes, em Almada e no Porto, localizam-se em zonas urbanas degradadas e integram jovens em situação de vulnerabilidade social.

Sete Anos Sete Escolas © Alípio Padilha
Sete Anos Sete Escolas © Alípio Padilha
Sete Anos Sete Escolas © Alípio Padilha
Sete Anos Sete Escolas © Alípio Padilha

Com vista ao cruzamento de culturas, geografias e linguagens artísticas, serão criados objetos artísticos na área das artes performativas e de registo audiovisual, que darão origem a filmes ou instalações vídeo, desenvolvidos pelos alunos e apresentados publicamente.

 

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Quinta-feira: Vamos imaginar o mundo ao contrário

Quinta-feira: Vamos imaginar o mundo ao contrário é a mostra online que materializa os trabalhos e as experiências de participantes do projeto Sete Anos Sete Escolas no ano letivo de 2019/2020, alunas e alunos de escolas de Almada e do Porto.

 

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“Ver o futuro que aí vem”

No ano letivo 2020/2021 o projeto Sete Anos Sete Escolas continuou a desenvolver-se nas escolas Cacilhas-Tejo e Francisco Simões, em Almada. Partindo da peça “Sexta-feira: O fim do Mundo… Ou então não” criada pela coreógrafa Cláudia Dias com o músico João Miguel Fonseca, os alunos dos cursos de Artes e de Multimédia desenvolveram conteúdos ligados à ideia de “ver o futuro que aí vem” de forma mais realista, fantasiosa ou distópica, através da articulação entre discursos textuais, sonoros e visuais.

Este website e todo o seu conteúdo é o resultado deste ano de trabalho e de criação conjunta.

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Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

 

Este projeto contribui para as seguintes metas

 

Meta 4.1

Garantir que todas as meninas e meninos completam o ensino primário e secundário que deve ser de acesso livre, equitativo e de qualidade, e que conduza a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes

Meta 4.5

Eliminar as disparidades de género na educação e garantir a igualdade de acesso a todos os níveis de educação e formação profissional para os mais vulneráveis, incluindo as pessoas com deficiência, povos indígenas e crianças em situação de vulnerabilidade

Meta 4.7

Garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de género, promoção de uma cultura de paz e da não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável

Meta 10.2

Empoderar e promover a inclusão social, económica e política de todos, independentemente da idade, género, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição económica ou outra

Atualização em 02 julho 2021

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