Vidas Ubuntu
Promovido por IPAV – Instituto Padre António Vieira
Parceiros: Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, gestor do Programa Escolhas, Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais e Associação Aprender e Agir
B21-201136
Este projeto apresentará histórias de vida na primeira pessoa, de jovens provenientes de contextos sociais vulneráveis e de risco. As histórias de vida destes jovens são, muitas vezes, marcadas por grande sofrimento, dificuldades de integração e variados tipos de discriminação.
Estas questões marcantes serão trabalhadas nos workshops e atividades desenvolvidas no projeto. A utilização da metodologia personal storytelling permite uma integração positiva do passado, através de um processo formativo e de consciencialização que valoriza a identidade, reforçando a autoconfiança e promovendo uma cultura de acolhimento, respeito e entreajuda. A equipa de formação interpares é composta por jovens que participaram na Academia Ubuntu, projeto de educação não formal para capacitação de jovens provenientes de contextos de exclusão social.
Os parceiros do projeto participarão, nomeadamente, na mobilização dos jovens beneficiários, na realização de atividades de divulgação e formação, na disponibilização de espaços e no apoio à conceção de conceitos e conteúdos.
https://www.youtube.com/watch?v=LZRR_CN2c70
Áreas: Jovens; defesa dos Direitos Humanos, incluindo os direitos das minorias
Projeto iniciado em Outubro de 2014
Apoio: 116.274€
Mais informações: www.facebook.com/pages/Vidas-Ubuntu