Educadores em movimento
Área de atuação: Pré-escolar
Promotor e executor: AidGlobal
Financiador principal: Fundação Calouste Gulbenkian
Parceiros: Centro Vocacional e Residencial do Chibuto, Instituto Politécnico de Leiria, Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa, Serviço Distrital da Juventude, Educação e Tecnologia do Chibuto e Serviço Distrital de Saúde, Mulher e Ação Social.
Localização: Chibuto (Gaza), Moçambique
Beneficiários: Crianças entre os 4 e os 6 anos
Duração: 3 anos (nov 2018 – final 2022)
Fase do Projeto: Em Desenvolvimento
ODS 4: Educação de qualidade
O projeto “Educadores em Movimento – uma Educação itinerante para a primeira infância“, no Chibuto, Moçambique, destina-se a crianças entre os 4 e os 6 anos e consiste na criação de serviços de educação de infância itinerantes, desenvolvidos diariamente ao ar livre, tendo como base a aprendizagem pela natureza e a utilização da “Bibliotchova”, uma biblioteca itinerante com livros bilingues, jogos e brinquedos, dinamizada pelas “Educadoras em movimento”, jovens mães previamente capacitadas.
Os serviços de Educação de infância itinerantes têm por base um modelo de gestão comunitário, a capacitação acreditada e a criação de recursos pedagógicos a partir de materiais locais. O impacto situa-se ao nível do desenvolvimento socioemocional e cognitivo da criança, da promoção da Educação para a Saúde e Cidadania por parte da comunidade e de uma maior inclusão social.
Este projeto cria ligações com a escola primária, local onde está guardada a Bibliotchova e que as “Educadoras em Movimento” conduzem até ao local da comunidade onde vão ser desenvolvidas as atividades.
Com o projeto pretende-se que os serviços de Educação de Infância Itinerante sejam geridos e integrados em cinco comunidades, de forma sustentável, e que as próprias comunidades tenham as competências necessárias para o desenvolvimento integral da criança em idade pré-escolar.
Saiba mais
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Este projeto contribui para a seguinte meta
Meta 4.2
Garantir que todos as meninas e meninos tenham acesso a um desenvolvimento de qualidade na primeira fase da infância, bem como cuidados e educação pré-escolar