Educação de qualidade em Matemática
Área de atuação: Educação em Matemática
Promotor: Fundação Calouste Gulbenkian
Financiador principal: Fundação Calouste Gulbenkian
Parceiros: Sociedade Portuguesa da Matemática, Universidades de Coimbra, Aveiro e Porto, Universidade Agostinho Neto, Universidade Eduardo Mondlane e Universidade de Cabo Verde.
Localização: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, S. Tomé e Príncipe e Moçambique
Beneficiários: Alunos do ensino secundário, licenciatura, mestrado e doutoramento da área da matemática
Duração: 5 anos
Fase do Projeto: Em Desenvolvimento
ODS: 4. Educação de qualidade
O objetivo é incentivar os jovens talentosos a atingir o seu potencial, melhorar a formação pós-graduada e a investigação em Matemática, bem como melhorar a articulação desta disciplina com o mercado de trabalho.
Em Cabo Verde, a Fundação promove o concurso Vocações para a Matemática, inspirado no programa já testado pela Fundação em Portugal – Novos Talentos em Matemática. Este concurso vai distinguir universitários que mostrem mérito académico, estimulando-lhes o gosto, a capacidade e a vocação de pensar e investigar em Matemática e proporcionando a cada bolseiro a possibilidade de trabalhar durante 10 meses com um investigador sénior. Esta iniciativa conta com a parceria da Sociedade Portuguesa da Matemática.
Em São Tomé e Príncipe, a Fundação vai desenvolver campos não residenciais de 10 dias de atividades educativas, que estimulem o gosto pela Matemática em estudantes do ensino secundário e promovam a autoaprendizagem e o desenvolvimento individual de capacidades matemáticas assentes em conteúdos digitais. Nestes Campos da Matemática, também em parceria com a Sociedade Portuguesa de Matemática, serão envolvidos professores locais, criando um grupo de estudo nesta disciplina.
Em Angola, Cabo Verde e Moçambique, a Fundação vai apoiar as primeiras edições de mestrados em Matemática. Trata-se de uma parceria com as Universidades de Coimbra, Aveiro e Porto.
Para docentes e investigadores dos PALOP, a Fundação vai abrir concursos anuais para a realização de estágios científicos avançados de curta duração (cerca de três meses) nas diversas áreas da Matemática, em universidades e centros de investigação portugueses.
A Fundação vai ainda apoiar a realização de primeiras edições de cursos pós-graduados – não conferentes de graus – em áreas afins da Matemática (estatística, economia, finanças, data science, ciências atuariais, bioestatística, entre outras) em instituições de ensino superior dos PALOP, em parceria com instituições de ensino superior portuguesas. Os cursos têm uma duração mínima de 180 horas (1 semestre letivo).
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Este projeto contribui para as seguintes metas
Meta 4.6
Até 2030, garantir que todos os jovens e uma substancial proporção dos adultos, homens e mulheres, sejam alfabetizados e tenham adquirido o conhecimento básico de matemática
Meta 4.9
Até 2020, ampliar substancialmente, a nível global, o número de bolsas de estudo para os países em desenvolvimento, em particular os países menos desenvolvidos, pequenos Estados insulares em desenvolvimento e os países africanos, para o ensino superior, incluindo programas de formação profissional, de tecnologia da informação e da comunicação, técnicos, de engenharia e programas científicos em países desenvolvidos e outros países em desenvolvimento