Dentistas do Bem
Dirigido a crianças e jovens entre os 11 e os 17 anos de idade com problemas de saúde oral e sem possibilidades económicas para suportar os tratamentos, o projeto Dentistas do Bem nasceu no Brasil, em 2002, e conta hoje com mais de oito mil dentistas voluntários por toda a América Latina e em Portugal. Os tratamentos são efetuados no consultório do próprio dentista voluntário, que se responsabiliza pelo acompanhamento da saúde oral da criança e pelos tratamentos necessários até que esta complete os 18 anos.
As doenças orais, como a cárie, a gengivite ou os problemas ortodônticos, podem ser tanto responsáveis pelo insucesso escolar destas crianças e jovens como também um obstáculo à sua entrada no mercado de trabalho. Ao apoiar este projeto, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação EDP contribuem para uma melhor integração, escolar e profissional, de crianças e jovens de famílias com poucos recursos.
Em Portugal, no final de 2011, primeiro ano de execução do projeto, estavam a ser tratadas gratuitamente cerca de 500 crianças e tinha sido criada uma rede de 280 dentistas voluntários.