Centro Anti Discriminação VIH/SIDA
Promovido por GAT – Grupo Português de Ativistas Sobre Tratamentos VIH/SIDA – Pedro Santos
Parceiros: Associação Portuguesa para a prevenção e Desafio à SIDA, Claim Happiness - Associação e Direção Geral de Saúde
B21-201021
O principal foco deste projeto é um tipo específico de discriminação – aquela que atinge as pessoas que vivem com VIH. O objetivo é realizar a formação de agentes educativos, assim como dos jovens e pessoas que vivem com VIH, em matérias de igualdade de género e de orientação sexual. Espera-se promover comportamentos saudáveis e de tolerância, e capacitar os professores para trabalhar com os seus alunos, através de atividades específicas, e do uso de atitudes e linguagem específicas.
Além dos professores, o projeto irá capacitar as pessoas infetadas e afetadas pelo VIH e os agentes nas áreas da saúde, laboral e social, para evitar situações de discriminação. Para as pessoas portadoras do VIH, objeto de discriminação, será disponibilizado aconselhamento e apoio jurídico, para que possam defender os seus direitos. Será ainda modernizado e alargado um centro de informação e documentação, e propostas alterações legislativas, com base na sistematização das discriminações reportadas.
Área: Defesa dos Direitos Humanos e das minorias
Projeto iniciado em Novembro de 2014
Apoio: 108.553€