Banco do Bebé
O Banco do Bebé é uma iniciativa da Associação de Ajuda ao Recém-Nascido. Na Maternidade Alfredo da Costa (MAC), onde foi criado e tem vindo a atuar desde 2012, o Banco do Bebé estabelece relações com as famílias que precisam do seu apoio e intervém não só na prestação dos primeiros cuidados aos bebés enquanto estão ainda na maternidade mas também depois, já no domicílio, na organização e oferta de enxovais, produtos de alimentação e higiene.
Para além da MAC, que representa cerca de metade das famílias em acompanhamento, o Banco do Bebé tem no Hospital de Santa Maria (Lisboa) e no Hospital Beatriz Ângelo (Loures) novos parceiros. O trabalho articulado com outras instituições referenciadoras, como a Santa Casa da Misericórdia, o Centro Social Paroquial do Campo Grande e as Comissões de Proteção de Crianças e Jovens, tem também contribuído para fazer chegar as respostas adequadas às famílias.
O apoio da Fundação Calouste Gulbenkian possibilitou o acompanhamento no domicílio a 48 famílias. Em paralelo, realizaram-se três workshops sobre a importância da brincadeira e da massagem nos bebés e, ainda, um encontro entre pares. No total, foram abrangidas 113 famílias.