Sete Anos Sete Escolas
Promotor: Al Kantara Associação Cultural
Área Artística: Dança, Teatro, Audiovisual
Responsável área artística: Cláudia Dias
Responsável área social: Luísa Veloso
Território: Almada, Porto
Duração: 31 meses
ODS: 4. Educação de qualidade, 10. Reduzir as desigualdades
Sete Anos Sete Escolas propõe um programa de oficinas artísticas com jovens do 7.º ao 12.º ano, nas quais se promove uma reflexão ativa a partir dos espetáculos do projeto artístico Sete Anos Sete Peças, dirigido por Cláudia Dias. As escolas participantes, em Almada e no Porto, localizam-se em zonas urbanas degradadas e integram jovens em situação de vulnerabilidade social.
Com vista ao cruzamento de culturas, geografias e linguagens artísticas, serão criados objetos artísticos na área das artes performativas e de registo audiovisual, que darão origem a filmes ou instalações vídeo, desenvolvidos pelos alunos e apresentados publicamente.
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Quinta-feira: Vamos imaginar o mundo ao contrário
Quinta-feira: Vamos imaginar o mundo ao contrário é a mostra online que materializa os trabalhos e as experiências de participantes do projeto Sete Anos Sete Escolas no ano letivo de 2019/2020, alunas e alunos de escolas de Almada e do Porto.
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“Ver o futuro que aí vem”
No ano letivo 2020/2021 o projeto Sete Anos Sete Escolas continuou a desenvolver-se nas escolas Cacilhas-Tejo e Francisco Simões, em Almada. Partindo da peça “Sexta-feira: O fim do Mundo… Ou então não” criada pela coreógrafa Cláudia Dias com o músico João Miguel Fonseca, os alunos dos cursos de Artes e de Multimédia desenvolveram conteúdos ligados à ideia de “ver o futuro que aí vem” de forma mais realista, fantasiosa ou distópica, através da articulação entre discursos textuais, sonoros e visuais.
Este website e todo o seu conteúdo é o resultado deste ano de trabalho e de criação conjunta.
Saber maisObjetivos de Desenvolvimento Sustentável
Este projeto contribui para as seguintes metas
Meta 4.1
Garantir que todas as meninas e meninos completam o ensino primário e secundário que deve ser de acesso livre, equitativo e de qualidade, e que conduza a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes
Meta 4.5
Eliminar as disparidades de género na educação e garantir a igualdade de acesso a todos os níveis de educação e formação profissional para os mais vulneráveis, incluindo as pessoas com deficiência, povos indígenas e crianças em situação de vulnerabilidade
Meta 4.7
Garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de género, promoção de uma cultura de paz e da não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável
Meta 10.2
Empoderar e promover a inclusão social, económica e política de todos, independentemente da idade, género, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição económica ou outra