Divulgação cultural

Iniciativas de difusão de conhecimento, eventos culturais e promoção de plataformas de referência cultural

Nos domínios das Artes e da Cultura, a difusão de conhecimento e a divulgação cultural e artística realiza-se sob a forma de:

 

Programação

Atividades artísticas de criação contemporânea apoiadas pela Fundação nas áreas da Literatura, das Artes Performativas e do Cinema.

 

Gulbenkian convida…

A iniciativa Gulbenkian Convida… pretende abrir as portas da Fundação, três vezes por ano, a públicos variados, em espaços menos utilizados, quer do Jardim, quer da Sede. Este evento será organizado em parceria com entidades externas, com outros departamentos da Fundação, ou ainda por proposta de um programador convidado.

 

Plataformas de referência cultural

Apoio e promoção de plataformas de referência cultural, nomeadamente:

Plataforma 9

O portal cultural divulga notícias sobre ações de formação, investigação, realização de congressos, publicações, financiamento de projetos e oportunidades de emprego relacionados com as culturas lusófonas.
O portal foi lançado em 2014 pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Associação Internacional de Lusitanistas, para possibilitar a articulação em rede de instituições e programas nacionais e internacionais dedicados à Língua Portuguesa e à diversidade das culturas em português.

Saber Mais

 

Hpip

Este portal faz um trabalho de inventário do património arquitetónico e urbanístico de influência portuguesa existente em várias partes do mundo. Um projeto iniciado em 2007 pela Fundação Calouste Gulbenkian, sob a direção de José Mattoso, gerido rotativamente entre quatro universidades: Universidade de Évora, Universidade Nova de Lisboa, Universidade Técnica de Lisboa e Universidade de Coimbra.

Saber Mais

Atualização em 21 Fevereiro 2019