Sobre o Programa

 

Objetivo

Contribuir para a construção de uma sociedade justa, solidária e comprometida com os grupos mais vulneráveis da população.

 

Visão

Testar e implementar abordagens inovadoras de resposta aos desafios sociais, utilizando novas ferramentas de financiamento e gestão das organizações sociais.

 

Destinatários / Beneficiários

Diferentes grupos vulneráveis da população – nomeadamente crianças e jovens em risco, idosos e comunidades migrantes.

Ao nível das atividades de capacitação, os destinatários da intervenção do Programa serão os diferentes perfis de cuidadores identificados, bem como quadros técnicos de organizações sociais.

 

Estratégia de atuação

O Programa procurará criar e incentivar novas dinâmicas na área social que potenciem este setor, contribuindo para a construção para uma sociedade mais coesa e com menos situações de exclusão social.

A adoção destas novas abordagens torna-se necessária em virtude da crescente dimensão e complexidade que as questões sociais assumem nos dias de hoje – particularmente no que diz respeito às questões do envelhecimento, proteção de crianças e jovens, movimentos migratórios – e para as quais não existem respostas suficientes ou adequadas

A resposta a estes desafios sociais é protagonizada em larga medida por organizações do terceiro setor ou economia social. Estas organizações enfrentam sérios desafios no que diz respeito à sua eficácia e sustentabilidade financeira.

É este espaço e oportunidade de inovação que o PGCIS pretende explorar, tanto ao nível do apoio ao desenvolvimento de melhores respostas para os grupos vulneráveis identificados, como ao nível da forma como estas respostas são financiadas.

 

 

Eixos de Intervenção