Bem-Estar e Qualidade de Vida
O eixo Bem Estar e Qualidade de Vida está particularmente focado na diminuição dos factores de risco e aumento dos factores de proteção de dois grupos vulneráveis da população: as crianças e os idosos.
A Comissão Europeia, a OCDE e a Unicef são unânimes nas recomendações relativas à necessidade de investimento na educação e prestação de cuidados nos primeiros anos de vida, em especial dos 0 aos 3 anos.
Abordagens integradas, com preocupações ao nível das competências pessoais, sociais e culturais, do desenvolvimento saudável e equilibrado, do ponto de vista físico e cognitivo mas também emocional, permitem abrir desenvolver projetos de vida em que as desvantagens de partida são atenuadas
Por outro lado, o envelhecimento da população, resultante dos efeitos do aumento da longevidade e diminuição da natalidade, configura um dos maiores desafios do séc. XXI.
Segundo a ONU, devem ser dadas prioridade ao desenvolvimento, à saúde e bem-estar e à criação de ambientes favoráveis, com vista a assegurar que todas as pessoas possam envelhecer com segurança e dignidade, mantendo uma participação na sociedade, enquanto cidadãos de pleno direito, ao longo dos últimos anos de vida; garantia de um envelhecimento ativo, saudável e bem-sucedido.
Por outro lado, orientações da Organização Mundial de Saúde apontam no sentido da necessidade de garantir o apoio social para viver com segurança e de forma independente em casa e na comunidade, à medida que se envelhece.