Títulos de Impacto Social
Novo modelo de financiamento de projetos inovadores orientados para a obtenção de resultados sociais na prestação de serviços públicos. Através de investimento privado, são viabilizados projetos de inovação social que, caso alcancem os resultados inicialmente contratualizados, permitem reembolsar os investidores na totalidade.
Este modelo inovador permite:
Em Portugal, este mecanismo de financiamento está a ser promovido e testado no setor público através da utilização de fundos da União Europeia disponibilizados para esse efeito, ao abrigo da Portugal Inovação Social.
Títulos de Impacto Social já financiados
Até ao momento, a Fundação Calouste Gulbenkian investiu em 5 títulos de impacto social nas áreas da educação (Academia de Código Júnior, primeiro Título de Impacto Social português, que decorreu entre 2014 e 2016), empregabilidade (Bootcamp Academia de Código e Faz-Te Forward), prevenção de institucionalização de crianças e jovens (Projeto Família) e apoio a cuidadores informais (Cuidar de quem cuida). Em 2020, serão apresentados os resultados do Bootcamp Academia de Código, do Projeto Família e do Faz-Te Forward.