Curso de Pesquisa de informação científica
O curso, em português, tem como objetivo apoiar a comunidade científica dos PALOP no que diz respeito à importância e qualidade da pesquisa de informação para a escrita académica e científica, bem como apreender a literacia da informação científica, identificar e avaliar fontes de informação primária, secundária e terciária, redigir equações de pesquisa, facultar ferramentas para pesquisa nas bases de dados PubMed/MEDLINE, Scopus, web of science, SciELO e no portal RCAAP e aprender a recuperar dados, criar alertas e salvaguardar resultados.
As pesquisas nas bases de dados serão realizadas em tempo real.
A escrita académica apoia-se em informação científica porque a base para a execução de bons trabalhos reside na realização de boas pesquisas. Saber como encontrar informação relevante não é resultado do acaso. Métodos e técnicas podem ser desenvolvidos para iniciar uma boa estratégia de pesquisa, que é feita com base no conhecimento da informação, onde procurá-la, selecioná-la e avaliá-la para a utilizar bem. O treino de habilidades para lidar com a informação e o desenvolvimento de competências que permitam o uso e o benefício dos recursos do conhecimento são processos precisos. Saber identificar a necessidade de informação, onde encontrar a informação, saber selecionar e avaliar a informação mais relevante para a redação do trabalho é o primeiro passo para a escrita académica e científica.
Curso online
6 e 8 de julho 2022
14:00 – 16:00 (Hora Lisboa)
Condições de elegibilidade
Investigadores e estudantes de doutoramento dos PALOP que queiram aprimorar a qualidade da pesquisa de informação para a escrita científica.
Inscrições
Até 6 de junho 2022
Formulário de inscrição
Formadora
Maria Luz Antunes é estudante do doutoramento em Ciência da Informação, na Universidade de Coimbra, desde 2019. Tem um mestrado em Ciências Documentais e uma licenciatura em História. Coordena a Biblioteca da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (Instituto Politécnico de Lisboa) desde 2000. É investigadora integrada do APPsyCI – Applied Psychology Research Center Capabilities & Inclusion (ISPA – Instituto Universitário).
É revisora editorial das revistas científicas Saúde & Tecnologia (desde 2008) e Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (desde 2014). Integra o Conselho da European Association for Health Information and Libraries desde 2017. Atua na área das ciências sociais com ênfase em ciência da informação e da comunicação. Tem trabalhado nas seguintes áreas científicas: literacia da informação, literacia em saúde, Ciência Aberta, acesso aberto, recursos de informação, visibilidade científica e cultura de colaboração. Publicou dois livros, vários capítulos e artigos em revistas nacionais e internacionais, e apresenta regularmente os seus projetos em eventos científicos.