O projeto de investigação foi executado por dois centros de investigação, resultando na integração das ciências naturais (CESAM, da Universidade de Aveiro) e das ciências económicas (NOVA School of Business and Economics). A abordagem interdisciplinar envolveu trabalho conjunto de investigadores destas duas áreas, permitindo assim combinar o conhecimento sobre como funcionam os ecossistemas marinhos e costeiros, com o conhecimento sobre como as pessoas usam esses mesmos ecossistemas.
O esforço de investigação centrou-se na área marinha compreendida entre Peniche e a Nazaré. Procurou-se assim produzir um exemplo marcante de valoração económica dos benefícios dos oceanos e de como o conhecimento do seu valor contribui para melhorar os processos de tomada de decisão, ao mesmo tempo que aprofunda a consciência ambiental sobre o ambiente marinho.
As linhas de investigação adotadas centraram-se:
Alguns dos resultados preliminares são apresentados no primeiro policy brief da Iniciativa Oceanos (em inglês).
A equipa de investigação e a equipa da Iniciativa Oceanos têm vindo a trabalhar para que o conhecimento científico produzido pelo projeto contribua para melhores decisões sobre os temas investigados. Foram preparados vários policy briefs, ou seja, documentos curtos destinados a diversos stakeholders e que usam linguagem para não-especialistas (ver Políticas de Gestão), que serão úteis para que decisores, ONGs e empresas possam melhorar as suas decisões de planeamento e de regulamentação aos níveis local, nacional e da UE.