Sobre o Programa
Sobre o Programa
O Programa Cidadania Ativa é um instrumento de apoio às Organizações Não Governamentais (ONG), em vigor entre 2013 e 2016 e financiado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (EEA Grants).
A sua gestão está a cargo da Fundação Calouste Gulbenkian, selecionada através de concurso público lançado em 2012.
O montante total do Programa eleva-se a € 8,7 milhões, tendo sido substancialmente reforçado em março de 2014 pelo Estados Financiadores do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (EEE): Noruega, Islândia e Liechtenstein. O seu período de execução prolonga-se até abril de 2016.
O acesso ao Programa é feito através de concursos com regras de acesso e critérios de análise rigorosos, detalhados neste site, sendo a seleção de projetos efetuada com base no mérito relativo das candidaturas e tendo em conta as dotações pré-definidas para cada concurso. O elevado nível de exigência no acesso ao financiamento decorre das regras impostas à gestão dos programas do EEE nos 16 países europeus beneficiários.
[accordion]
[accordion-tab title=”Entidades elegíveis”]
Podem candidatar-se ONG portuguesas, ou seja, pessoas coletivas de direito privado, de base voluntária, sem fins lucrativos:
Cada ONG pode apenas candidatar-se a um projeto por ano, em cada domínio de atuação.
Nestes casos, é também obrigatória a constituição de uma parceria com outras entidades para a execução do projeto. Aplicam-se as seguintes regras:
[/accordion-tab]
[accordion-tab title=”Domínios de atuação”]
As candidaturas aos concursos do Programa terão de inscrever-se num Domínio de Atuação específico, sendo de assinalar que o Programa foi significativamente reforçado em 2014 e que com os novos recursos foi criado um domínio inteiramente novo:
A. Participação das ONG na conceção e aplicação de políticas públicas, a nível nacional, regional e local
B. Promoção dos valores democráticos, incluindo a defesa dos Direitos Humanos, dos direitos das minorias e da luta contra as discriminações
C. Reforço da eficácia da ação das ONG
D. Apoio à empregabilidade e inclusão dos jovens (novo domínio de atuação desde 11 de março 2014)
O Programa proporciona ainda financiamento a iniciativas de cooperação com ONG dos Estados Financiadores – Noruega, Islândia e Liechtenstein. A apresentação de candidaturas para a realização destas iniciativas é objeto de concurso próprio, e a sua avaliação é feita independentemente de outras candidaturas ao Programa.
De assinalar, no entanto, que uma candidatura no âmbito de um dos domínios de atuação poderá beneficiar em sede de avaliação de candidaturas se tiver associada uma candidatura a uma iniciativa de cooperação bilateral.
[/accordion-tab]
[accordion-tab title=”Projetos e atividades elegíveis”]
As regras do Programa foram alteradas na sequência da aprovação do reforço recebido dos Estados Financiadores e na preparação dos concursos de 2014. Nesse sentido, os concursos de 2014 regem-se pelas versões do Regulamento e do Manual publicadas neste site em março de 2014.
Para efeitos dos concursos de 2014, existem duas tipologias de projetos:
Grandes projetos
Pequenos projetos
As atividades elegíveis no âmbito do Programa incluem:
[/accordion-tab]
[accordion-tab title=”Mecanismos de acesso”]
O acesso ao Programa é feito através de concursos com regras de acesso e critérios de análise rigorosos.
As candidaturas são primeiro analisadas quanto à admissibilidade (eligibilidade do promotor e do projeto, submissão de toda a documentação necessária), sendo então avaliadas quanto ao seu mérito.
Assim, relativamente à avaliação de candidaturas no âmbito dos concursos de 2014:
[/accordion]