Último mês da Ave do Mês
Ao longo de 36 meses, percorremos a avifauna dos nossos Jardins num roteiro inédito.
Este mês concluimos uma viagem iniciada em Março de 2013.
Ao longo de 36 meses, percorremos a avifauna dos nossos Jardins num roteiro inédito em termos nacionais e que pretendeu dar a conhecer uma parte relevante do património natural deste lugar de eleição. Demos a conhecer as aves residentes, sinalizámos algumas migradoras nidificantes, não esquecemos as aves invernantes nem as que apenas podem ser observadas durante as migrações outonais e ainda referenciámos algumas espécies ocasionais. E terminamos esta viagem justamente com uma ave extraordinária que por vezes é observada nos nossos Jardins: a trepadeira-azul Sitta europaea.
A trepadeira-azul é uma ave insectívora florestal comum em Portugal. Vive em estreita associação com o estrato arbóreo alimentando-se dos insectos e aracnídeos que encontra nos troncos e ramos. O seu nome científico tem o seguinte significado: Sitta deriva do termo grego sitté referido por Aristóteles como “uma ave semelhante a um pica-pau”; europaea alude à sua ampla distribuição nos meios arborizados da Europa.
Nos jardins Gulbenkian as trepadeiras-azuis são raras. Mas pode ter a sorte de ver esta magnífica ave ou escutar o seu canto forte e dissilábico. E no mês em que terminamos este itinerário, expressamos o convite para que continue atento às aves dos nossos Jardins, procure novas espécies e entregue-se ao fascínio deste grupo animal. E tenha presente o que lhe transmitimos no passado: Março será um mês de começos…