Trienal de Arquitetura na Fundação
Este ano, a Fundação Calouste Gulbenkian associa-se à Trienal de Arquitetura de Lisboa, acolhendo dois dos seus principais módulos programáticos: uma exposição (7 outubro) e um painel de conferências (17 novembro).
A exposição programada pela Trienal e realizada na Fundação (outras duas mostras serão apresentadas no Centro Cultural de Belém e no Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia) intitula-se Building Site (Obra) e reflete sobre as transformações e desafios dos estaleiros de obra contemporâneos. Um dos casos de estudo é apresentado em cocuradoria com o Canadian Centre for Architecture e parte do arquivo profissional do arquiteto britânico Cedric Price.
Este módulo foca um relatório produzido na década de 1970 que visava a melhoria das condições de trabalho nos estaleiros e que permitiu consolidar um olhar original sobre as formas de organização da indústria da construção. Outro módulo – apresentado em parceria com a Cité de l’architecture et du patrimoine – reflete sobre a estrutura empresarial do engenheiro francês do século XIX François Hennebique.
A mostra tem curadoria de André Tavares, com a colaboração de Giovanna Borasi, Hugo Palmarola, Ivo Poças Martins, Jorge Carvalho, Pedro Alonso e Simon Vaillant. Paralelamente a estas exposições haverá uma série de conferências (Talk Talk Talk), em novembro, reunindo arquitetos, engenheiros, académicos e atores destacados do panorama internacional da arquitetura. Estas conversas vão aprofundar a reflexão sobre os temas abordados nas exposições, procurando, no caso da conferência realizada na Fundação, entender em que medida a organização dos estaleiros de obra pode afetar a própria arquitetura. Participam nos debates André Tavares, Pedro Fiori Arantes, Eike Roswag-Klinge, Matthew Fineout, Giovanna Borasi, Émilien Robin, Adrian Forty, Rui Furtado e Bárbara Rangel.
Obra / Building Site
Edifício Sede/Piso Inferior
Curadoria: André Tavares
7 outubro a 11 dezembro
Conferência – Talk
Edifício Sede/Auditório 2
17 novembro
Ver evento