Terceira edição dos Campos da Matemática Gulbenkian arranca em Cabo Verde
A terceira edição desta iniciativa decorre de 4 a 8 de setembro na cidade da Praia, para os alunos de escolas secundárias das ilhas Sotavento, e de 11 a 15 de setembro, na cidade do Mindelo, para os alunos do 11º ano das escolas secundárias das ilhas Barlavento que participaram na edição anterior. No total, serão abrangidos 72 alunos e 30 professores do Ensino Secundário.
Os Campos da Matemática Gulbenkian (CdM-CV) reúnem os melhores estudantes do 10.º ano (com média superior a 16 valores) num campo não-residencial, com atividades educativas que pretendem estimular o interesse pela Matemática através das suas aplicações na resolução de problemas do quotidiano.
Entre os objetivos da iniciativa, que decorre desde 2021, constam desenvolver a curiosidade e o gosto de aprender matemática, fomentar o gosto pela participação na aula e em grupos de trabalho e desenvolver o raciocínio lógico, argumentativo e abstrato, assim como as capacidades de compreensão, análise, aplicação e síntese. Os participantes no Campo serão depois acompanhados progressivamente ao longo do ensino secundário, até ao momento de acesso ao ensino superior, promovendo a autoaprendizagem e o desenvolvimento individual das suas capacidades matemáticas.
Os Campos da Matemática Gulbenkian, em Cabo Verde, são um projeto promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian, organizado e executado pela Universidade de Cabo Verde, com o apoio do Ministério da Educação de Cabo Verde.
Esta iniciativa insere-se numa estratégia da Fundação Calouste Gulbenkian que tem como objetivo a melhoria do ensino e da aprendizagem da Matemática nos PALOP, e da qual fazem parte o programa de mentoria Vocações para a Matemática e o aumento da oferta de cursos pós-graduados em Cabo Verde.
Saber mais