Teatro proibido e censurado em Portugal
Entre os vários textos disponibilizados, podem encontrar-se os cortes e intervenções da censura sobre peças de autores como Voltaire, Alexandre Dumas ou Georges Sand, além de dezenas de dramaturgos nacionais e estrangeiros, que circularam ou foram impressas em território português. Os textos foram submetidos às instâncias censórias oficiais e obtiveram despachos de proibição ou de aprovação condicionada.
De algumas dessas peças conservaram-se os excertos sobre os quais incidiram os despachos da censura, os quais são reproduzidos na base de dados. O estudo contribuiu significativamente para contextualizar a receção crítica do género dramático e compreender o papel da censura na cultura portuguesa durante e após o Antigo Regime.
A equipa multidisciplinar do Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e da Universidade Aberta, coordenada por José Camões, levou a cabo o inventário e estudo crítico do repertório dramático sujeito à censura em Portugal ao longo do século XIX. Este projeto teve o apoio do Programa Gulbenkian Cultura da Fundação.
Saber mais