Society for Social Neuroscience com presidente português
Rui Oliveira, investigador principal do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), foi eleito presidente da Society for Social Neuroscience. O seu mandato começa no dia 1 de janeiro.
A Society for Social Neuroscience foi fundada nos Estados Unidos em 2010 com o objetivo de fomentar a investigação, formação e aplicações no campo das neurociências sociais. Esta área estuda os mecanismos neuronais, hormonais, celulares e genéticos que estão na base das estruturas que definem as espécies sociais e o comportamento e saúde humanos. Neurocientistas, psicólogos, psiquiatras, engenheiros e neurologistas são convidados a dialogar e partilhar conhecimento de modo a que possam beneficiar do trabalho realizado em diferentes áreas científicas.
Para Rui Oliveira, a eleição para este cargo significa “uma grande responsabilidade”, mas também o “reconhecimento do trabalho na área emergente das neurociências que se tem feito em Portugal”, onde o seu laboratório no IGC foi pioneiro. Rui Oliveira é também reitor do ISPA e investigador associado da Fundação Champalimaud.