Vision Europe Summit 2015
A primeira conferência anual do consórcio de fundações e think tanks europeus designado Vision Europe Summit, de que faz parte a Fundação Calouste Gulbenkian, vai realizar-se nos dias 17 e 18 de novembro, em Berlim, para discutir o futuro do Estado social.
Criado em janeiro deste ano, o consórcio Vision Europe Summit reúne a fundação Bertelsmann Stiftung (Gütersloh, Alemanha), o think tank Bruegel (Bruxelas, Bélgica), a Chatham House (Londres, Reino Unido), a fundação Compagnia di San Paolo (Turim, Itália), o Notre Europe – Jacques Delors Institute (Paris, França), o Sitra – The Finnish Innovation Fund (Helsínquia, Finlândia) e a Fundação Calouste Gulbenkian.
A sua missão é promover a integração europeia refletindo sobre alguns dos desafios mais prementes para as políticas públicas na Europa. A colaboração entre os think tanks e fundações que participam neste consórcio desenvolve-se por meio de grupos de trabalho com o objetivo de produzir em conjunto recomendações no âmbito das políticas públicas, aplicáveis à União Europeia e aos governos nacionais.
Transformar o estado social
Num contexto em que a despesa pública com o estado social tem vindo a crescer em todos os estados europeus – excedendo 20% do PIB nos países representados neste consórcio (Alemanha, Bélgica, Finlândia, França, Itália, Reino Unido, Portugal) –, o Vision Europe Summit 2015 pretende ajudar a encontrar soluções sustentáveis para o futuro dos estados sociais na Europa, contribuindo com sugestões inovadoras que permitam lidar com vários desafios, entre os quais o demográfico. Da conferência em Berlim sairá uma declaração conjunta das fundações e think tanks europeus que participam neste consórcio.
Serão também divulgados nesta ocasião os resultados de um inquérito sobre as atitudes dos cidadãos relativamente ao estado social, que podem ajudar a formular uma resposta à questão “Transformar o estado social: em quê, como e para quem?”.
http://www.vision-europe-summit.eu/
Publicações
>>The welfare state in Europe – Visions for reforms