DE ONDE VEM TANTO MAL?
O Programa Gulbenkian Qualificação das Novas Gerações e o Serviço das Comunidades Arménias organizaram uma conferência sobre o tema, Fontes da Intolerância e a Aprendizagem da Tolerância. Esta conferência, comissariada por José Pacheco Pereira, vai ter lugar na Fundação dia 12 de Outubro no Auditório 2.
José Pacheco Pereira explica que o “objetivo é discutir a tolerância falando da intolerância. Vamos fazê-lo num duplo momento: na perspetiva de como nas escolas e no ensino se pode ensinar e aprender a ser tolerante, conhecendo melhor a devastação humana e social que tem feito a intolerância; e numa melhor compreensão daquilo que nos faz, individual ou coletivamente, ser intolerantes.” Alertando que “uma cultura democrática é também uma cultura tolerante, mas a tolerância não é um bem adquirido e seguro. Tem que ser construída no dia-a-dia.”
A conferência é dirigida ao público em geral com algumas sessões especialmente pensadas para professores. A entrada é livre.
Esta conferência conta com a participação de dois intervenientes internacionais: Joan Rivitz, consultora norte-americana na área de Educação e que pertence à comissão de Direitos Civis de New Jersey há mais de uma década, e Marc Nichanian filósofo e autor de obras sobre literatura e cultura arménia. Tal como distintas personalidades portuguesas: José Pacheco Pereira, David Justino, João Lopes, Rui Vieira Nery, Diogo Pires Aurélio e Anselmo Borges. (Será providenciada tradução simultânea).