Orquestra Gulbenkian no Palau de la Música
Na próxima semana a Fundação Gulbenkian marcará presença na cidade de Barcelona com a atuação da sua Orquestra numa das principais salas de concerto catalãs, o Palau de la Musica (8 de fevereiro) e com a apresentação na Caixa Forum Barcelona, a partir do dia 11, de obras da coleção do Centro de Arte Moderna (CAM), em conjunto com obras da Fundación “la Caixa” e do MACBA (Museu de Arte Contemporânea de Barcelona).
A Orquestra Gulbenkian é dirigida pelo maestro catalão Ernest Martínez-Izquierdo e vai atuar com o pianista russo Nikolai Lugansky. O programa do concertos é idêntico ao que será tocado esta semana (quinta e sexta feira) no Grande Auditório no âmbito da temporada da Gulbenkian Música: o Concerto para Piano e Orquestra nº 2, em Dó menor, op. 18 de Sergei Rachmaninov, O Pássaro de Fogo (Suite) de Igor Stravinsky e ainda uma obra da compositora finlandesa Kaija Saariaho, Laterna magica.
Nessa mesma semana abre ao público, na Caixa Forum Barcelona, a exposição O Peso de um Gesto, o segundo momento da exibição conjunta de obras de três importantes coleções ibéricas (Fundación “la Caixa”, MACBA e CAM) iniciada no ano passado, com a exposição Tensão e Liberdade, comissariada por Isabel Carlos e realizada em Lisboa, no CAM.
Desta vez, a curadoria foi entregue a Julião Sarmento, que reuniu pinturas, esculturas, vídeos e instalações a partir do seu olhar de artista. Entre as obras do CAM escolhidas por Julião Sarmento, e que podem ser vistas neste espaço até dia 1 de maio, contam-se trabalhos de Amadeo de Souza-Cardoso, Almada Negreiros, Álvaro Lapa, Ângelo de Sousa, Areal, Jorge Barradas, Fernando Calhau, Rui Chafes, João Queiroz, Joaquim Rodrigo e Bridget Riley, entre outros.
Esta exposição resulta de um protocolo de colaboração entre a Fundación “la Caixa” e a Fundação Gulbenkian que prevê ações em várias áreas, nomeadamente a exposição conjunta das suas coleções.
obrasocial.lacaixa.es/elpesodeungesto_es