As raízes Arménias no Jardim de Verão
O oud, um instrumento de cordas que faz parte da tradição musical arménia, vai estar em destaque esta semana na programação do Jardim de Verão da Fundação Calouste Gulbenkian. O instrumento é o principal protagonista no documentário My Grandfather’s Music (7 julho, 19:00) e no concerto de The Secret Trio (7 julho, 21:00), de que faz parte um dos mais ilustres intérpretes de oud a nível mundial: Ara Dinkjian.
Inspirado numa viagem que fez a Istambul em 2010, o realizador arménio radicado nos Estados Unidos Eric Nazarian estreia esta sexta-feira, na Fundação Gulbenkian, o documentário My Grandfather’s Music, que explora as histórias orais dos mestres de oud arménios que restam do século XX, cruzando-as com a história de um artesão turco que fabrica instrumentos de corda, tais como o oud. O oud é um instrumento em forma de figo com um som diferente de qualquer outro instrumento de cordas, que ao longo do tempo viajou por toda a Arménia e Médio Oriente e sobre o qual pouco se sabe no Ocidente. A sessão é de entrada gratuita e conta com a presença do realizador.
Também esta sexta-feira, apresenta-se pela primeira vez em Portugal The Secret Trio, que vem de Nova Iorque para revelar o seu “segredo”: uma coleção de temas originais e de melodias tradicionais do Médio Oriente, incorporando as batidas de dança dos Balcãs e elementos do jazz, do rock e da música clássica. Com ascendência turca, macedónia e arménia, respetivamente, este trio é formado por Tamer Pinarbasi, proeminente tocador de kanun (instrumento de cordas) e também membro dos New York Gypsy All-Stars; Ismail Lumanovski, mestre do clarinete, com uma importante carreira a solo e como músico de câmara; e Ara Dinkjian, um dos maiores intérpretes do oud (instrumento de cordas) a nível mundial, conhecido como fundador do inovador quarteto de etno-jazz Night Ark. O concerto realiza-se no Anfiteatro ao ar livre do Jardim Gulbenkian, dia 7 julho, às 21:00.
Outras atividades no Jardim de Verão esta semana relacionadas com a cultura e as origens de Calouste Gulbenkian incluem as oficinas para famílias Lullabies da Arménia e Danças Populares da Arménia, o Speaker’s Corner Viagem à Arménia, em que se falará da viagem que no século XVII fez o notável botânico francês Joseph Pitton de Tournefort por terras da Arménia. A obra “Relation d`un Voyage du Levant: fait par ordre du Roy…” foi publicada há 300 anos e é uma preciosidade apenas disponível nos reservados da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian.