Iniciativa PARTIS & Art For Change
Nos próximos três anos, os projetos vencedores da primeira edição da iniciativa PARTIS & Art for Change, promovida pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação ”la Caixa”, vão mostrar como as artes podem contribuir para a construção de comunidades mais sustentáveis e coesas.
Os 16 projetos vencedores foram selecionados entre 132 candidaturas, num concurso que além da grande abrangência territorial – com entidades apoiadas pela primeira vez em S. Miguel (Açores), Faro, Odemira, Viseu, Esposende, Braga e Guimarães –, é marcado ainda pela diversidade de comunidades-alvo e de disciplinas artísticas, que vão desde o teatro à música, passando pelas artes visuais, a dança e o multimédia.
Entre os mundos que se cruzam nestes projetos – há iniciativas com a coordenação artística de nomes de referência como Madalena Victorino, André Amálio, Filipa Francisco, Graeme Pulleyn ou Sofia de Portugal – encontram-se um grupo de teatro que junta surdos e ouvintes, uma companhia de artistas com mais de 60 anos, uma orquestra que integra crianças de três comunidades distintas na ilha de S. Miguel, um “Trampolim” para jovens com predisposição para as artes circenses e performativas, uma metodologia de interpretação teatral para cegos e pessoas de baixa visão, entre muitos outros.
Destaca-se também um interesse especial pelo tema do ambiente, com três projetos que cruzam as artes da terra, a natureza e as preocupações ambientais com as artes performativas, plásticas e visuais.
Todos os projetos têm entre 24 e 36 meses de duração, com início em janeiro de 2021.
PARTIS & Art for Change
A iniciativa PARTIS & Art for Change foi lançada em janeiro deste ano pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação ”la Caixa”, destinando 1,5 milhões de euros ao apoio a projetos inovadores que demonstrem o papel que as artes visuais, performativas ou audiovisuais podem desempenhar nos percursos de integração de pessoas em situação de maior vulnerabilidade social e na construção de comunidades mais coesas.
PARTIS
A iniciativa PARTIS, da Fundação Calouste Gulbenkian, tem desde 2013 o propósito de apoiar projetos artísticos inovadores para promover a inclusão social. Ao longo de três edições, foram apoiados, com um total de três milhões de euros, 48 projetos. Nas duas primeiras edições, a iniciativa abrangeu cerca de 11.500 participantes, envolveu 651 organizações parceiras e resultou em quase 1000 apresentações públicas (espetáculos, instalações, exposições) que mobilizaram mais de 200 mil espetadores.
Já a iniciativa Art for Change foi lançada em 2008, em Espanha, pela Fundação ”la Caixa”, com o objetivo de apoiar projetos artísticos que promovessem a transformação social, tendo financiado até agora 383 projetos, no valor de cerca de cinco milhões de euros, abrangendo 59 mil participantes e envolvendo 170 entidades culturais e 308 artistas.
Saber mais