Biblioteca da Casa Sabugosa e São Lourenço vence Prémio Vilalva 2007
O Prémio Vilalva para a Recuperação e Valorização do Património, recentemente criado pela Fundação Calouste Gulbenkian, foi concedido ao projeto de Tratamento e Divulgação da Biblioteca da Casa Sabugosa e São Lourenço, em Lisboa. Este projeto foi escolhido entre mais de duas dezenas de candidaturas, com base na proposta de um júri constituído por Dalila Rodrigues, António Lamas, José Pedro Martins Barata, José Sarmento de Matos e Manuel Costa Cabral.
O júri propôs ainda referências honrosas a dois projetos que se destacaram do conjunto das propostas a concurso: o Projeto de Inventariação, Salvaguarda, Restauro e Divulgação do Património Cultural Religioso no Baixo Alentejo, do Departamento de Património Histórico da Diocese de Beja, e o Projeto de Restauro da Capela da Misericórdia de Arouca, da Santa Casa da Misericórdia de Arouca.
Criado em homenagem ao filantropo Vasco Vilalva, o prémio, no valor de 50 mil euros, responde à vontade manifestada pela viúva, Maria Tereza Burnay Eugénio de Almeida, de prestar tributo à memória do marido, distinguindo, anualmente, um projeto de intervenção exemplar no âmbito do património (bens móveis e imóveis de valor cultural).