Prémio do UK Branch para Organizações de Artes Cívicas
Este ano, o Prémio será dedicado às mudanças causadas pela pandemia e às eventuais transformações positivas e duradouras no que toca ao reconhecimento do papel cívico de organizações artísticas. O prémio, atribuído pela delegação da Fundação no Reino Unido – UK Branch em parceria com o King’s College de Londres, distribuirá 150 mil libras por três organizações. A cerimónia de entrega será realizada em março de 2022.
Esta iniciativa foi inicialmente concebida em 2020 como forma de dar apoio a organizações que se viram obrigadas a fechar devido ao confinamento, e que que se mostraram mais capazes de desempenhar a sua missão como instituições culturais durante o período prolongado de pandemia.
Com este prémio, num momento em que organizações artísticas no Reino Unido já voltaram a operar sem quaisquer restrições, o UK Branch visa precisamente celebrar e catalisar a prática excecional destas organizações e encorajar muitas outras a repensar as suas relações com as comunidades que servem.
O prémio faz parte do programa Papel Cívico de Organizações Artísticas, criado pelo UK Branch em 2016, para contrariar a insistência na insustentabilidade dos modelos de governança desligados das comunidades em que as organizações artísticas se inserem. Os quatro vencedores da primeira edição, que adaptaram a sua atividade para dar total prioridade às necessidades das suas comunidades, são exemplo do papel vital que as artes desempenham na sociedade.
Saber mais