Parceria europeia para públicos com necessidades especiais
Tendo em vista o desenvolvimento e a implementação de práticas inovadoras junto do público com necessidades educativas especiais, os serviços educativos de sete instituições europeias – Fundación Siglo para el Turismo y las Artes en Castilla y León (Espanha); Museene i Sør-Trøndelag AS (Noruega); Istituto per i beni artistici culturali e natural della Regione Emilia Romagna (Itália); Eesti Meremuuseum (Estónia); Stiftung Berliner Mauer – Gedenkstätte Berliner Mauer (Alemanha); Erinnerungsstätte Notaufnahmelager Marienfelde (Alemanha) e a Fundação Calouste Gulbenkian –, que já desenvolvem programas para este público, vão realizar atividades conjuntas centradas na cooperação, aprendizagem entre pares e troca de experiências.
O projeto a três anos será apoiado ao abrigo do Programa Europeu Erasmus+, no âmbito da Cooperação para a inovação e intercâmbio de boas práticas e das Parcerias Estratégicas transnacionais, promovendo a partilha de experiências inovadoras entre diferentes tipos de organizações envolvidas em Educação, formação e juventude, ou noutros domínios de relevo.
Na perspetiva do projeto TANDEM, as necessidades educativas especiais (NEE) são uma oportunidade de trabalhar de forma criativa, apoiando os valores democráticos que devem sustentar a diversidade da sociedade europeia. O projeto permitirá compreender as formas de inclusão na Educação e ajudará a desenvolver métodos para lidar criativamente com diversos grupos de alunos com e sem deficiência, através do desenvolvimento de programas, métodos interativos e com possibilidade de utilização de novas tecnologias.
A Fundação Calouste Gulbenkian tem uma vasta experiência com o público NEE, contando há vários anos com uma equipa transdisciplinar que desenvolve trabalho nesta área. O know-how adquirido através da associação de práticas artísticas a ferramentas digitais, que permitem comunicar sem palavras e trabalhar de forma muito eficaz a atenção, a concentração, a coordenação motora, o relaxamento e a relação entre os participantes (utilizando uma mesa interativa, uma bola sonora interativa ou uma caixa sonora, por exemplo), é um dos principais contributos que dará a este projeto à escala europeia.
Pretendendo tornar os museus e a Educação acessível a um público com diferentes tipos de deficiência (deficiência visual, perda auditiva, deficiência mental, entre outras), o projeto TANDEM prestará também uma especial atenção ao envolvimento de crianças e jovens com poucas oportunidades de participar em atividades culturais, visitantes menos qualificados, estudantes adultos, desempregados e migrantes.