Observações astronómicas na Ilha do Príncipe
O projeto científico e educacional Eddington na Sundy: 100 anos depois, apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, assinala no dia 29 de maio o centenário da validação da Teoria da Relatividade Geral, de Einstein, na Ilha do Príncipe.
Na roça Sundy, local onde há 100 anos foi confirmada experimentalmente a teoria de Einstein, numa expedição da Royal Astronomical Society e da Royal Society liderada pelo astrónomo Arthur Eddington, é inaugurado o Espaço Ciência e História Sundy.
O espaço pretende assinalar este episódio da História da Ciência com um programa educacional e de divulgação científica, bem como tornar a Roça Sundy um cartão-de-visita da Ilha do Príncipe, fazendo perdurar o legado das observações astronómicas.
O espaço conta com uma pequena versão de um interferómetro, que permite compreender a confirmação da Teoria de Einstein e no futuro será aqui instalado um planetário. Para lá se chegar, é necessário percorrer os Trilhos da Ciência, aliando ciência, natureza e cultura local.
Mais informações sobre o projeto em esundy.org