Nova obra de Habermas nas edições Gulbenkian
A obra introduz novas perspetivas e cruzamentos entre a filosofia geral, a filosofia política e das religiões, áreas que Habermas tem vindo a aprofundar nas últimas décadas. Articulando a filosofia com a teoria social, e recusando uma perspetiva eurocêntrica limitada, Habermas introduz a filosofia ocidental no concerto das imagens do mundo, abarcando as origens dos monoteísmos e da filosofia grega a par de outras cosmologias asiáticas.
Editada em dois volumes, com tradução de José Lamego, esta obra pretende contribuir para a construção da paz universal, animada por uma nova abertura e um espírito de comunicação livre e ilimitado.
No primeiro volume, intitulado A Constelação Ocidental entre Fé e Saber, Habermas reflete sobre as relações entre a razão secular e a fé religiosa, tendo em conta não apenas o quadro da modernidade europeia e do Ocidente, mas um espectro mais alargado de modernidades múltiplas que seguiram caminhos diversos, no plano do pensamento e da política.
O segundo volume, intitulado Liberdade Racional. Os Rastos da Discussão sobre Fé e Saber, será também publicado em breve pela Fundação.