Mónica Bettencourt Dias nomeada diretora do Instituto Gulbenkian de Ciência
O Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian nomeou a investigadora Mónica Bettencourt-Dias para dirigir o Instituto Gulbenkian de Ciência nos próximos cinco anos, substituindo no cargo Jonathan Howard, que dirigia a instituição desde 2012 e que termina o seu mandato.
Mónica Bettencourt-Dias, de 44 anos, é investigadora principal do Instituto Gulbenkian de Ciência desde 2006. Doutorada pelo University College de Londres em Bioquímica e Biologia Molecular, também tem um diploma em Comunicação de Ciência pelo Birkbeck College London. No seu curriculum científico destacam-se as bolsas do Conselho Europeu de Investigação (European Research Council, ERC) em 2010 e 2015 e a sua eleição como membro da Organização Europeia de Biologia Molecular (European Molecular Biology Organization – EMBO).
A escolha da nova diretora resultou de um processo internacional conduzido por uma comissão independente constituída por investigadores de elevada reputação.
O Instituto Gulbenkian de Ciência é um centro internacional dedicado à biomedicina cuja missão se estende, para além da investigação e do ensino pós-graduado, à colaboração alargada com instituições nacionais e internacionais com o intuito de promover o desenvolvimento do conhecimento científico e de comunicar a importância da Ciência e das suas aplicações para o bem-estar da Humanidade.