Linha de apoio psicológico SNS 24
No âmbito do Fundo de Emergência COVID-19, a Fundação Calouste Gulbenkian atribuiu um apoio de 300 mil euros para a criação de um Serviço de Aconselhamento Psicológico na linha SNS 24, focado na gestão de stress e da ansiedade.
Esta Linha de Aconselhamento Psicológico está ativa desde o dia 1 de abril e resulta de uma parceria entre a Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Ordem dos Psicólogos.
A Linha conta agora com 63 novos psicólogos que prestam aconselhamento quer a profissionais de saúde, proteção civil e forças de segurança, quer à população em geral, constituindo um valioso contributo para uma gestão eficaz das emoções vulgarmente associadas à situação de crise.
No atual contexto da pandemia, são expectáveis casos de burnout, de depressão e ansiedade, ou até mesmo de doenças psiquiátricas mais graves, decorrentes do nível de stress em diversos domínios. A situação de trauma vivenciada por profissionais de saúde, o isolamento dos cidadãos e a redução da interação social, entre outros fatores, vão, seguramente, colocar vários desafios ao nível do comportamento e saúde mental.
Estes profissionais realizam uma abordagem focada na intervenção em crise – primeiros socorros psicológicos -, encaminhando, em caso de necessidade, para entidades de apoio emergente.
Saiba mais