Grandes nomes da Literatura Brasileira em Lisboa
A Fundação Calouste Gulbenkian acolhe em outubro de 2018 um ciclo de quatro conferências da Academia Brasileira de Letras. A conferência de abertura será proferida por Marco Lucchesi, Presidente daquela prestigiada instituição (19 de outubro) e as seguintes por Ana Maria Machado (24 de outubro), Rosiska Darcy de Oliveira (25 de outubro) e Domício Proença Filho (30 de outubro).
Este ciclo apresenta ao público português alguns dos mais talentosos escritores e romancistas brasileiros atuais, que são simultaneamente especialistas em áreas de estudos culturais e literários, e têm sido distinguidos internacionalmente com um grande número de prémios e condecorações.
Tendo como denominador comum a Literatura brasileira: Património revisitado e criação contemporânea, as conferências abordam facetas diversas e contrastantes do pensamento e da expressão literária em português do Brasil ao longo dos últimos dois séculos.
Desde a dialética entre universalismo e brasilidade na prosa de transição do Romantismo para o Realismo de Machado de Assis, e as suas reescritas contemporâneas, à pujança do modernismo literário brasileiro da primeira metade do século XX, e suas derivas poéticas; da singularidade aberta ao mundo de Clarice Lispector ao fecundo estro da literatura infantojuvenil brasileira desde os anos 1970, os conferencistas irão traçar um panorama do património literário brasileiro, situando-o no quadro internacional e apontando as tendências estéticas emergentes.
A poesia moderna brasileira e algumas derivas
por Marco Luchesi, Presidente da Academia Brasileira de Letras
19 outubro, sexta / 18:30
Literatura infantojuvenil brasileira: um panorama geral
por Ana Maria Machado
24 outubro, quarta / 18:30
Perto de Clarice Lispector: veredas atrás do pensamento
por Rosiska Darcy De Oliveira
25 outubro, quinta / 18:30
O lugar de Machado de Assis na literatura brasileira
por Domicio Proença Filho
30 outubro, terça / 18h30