Líderes de saúde africanos, lições de sucesso para o futuro
Pela primeira vez, três gerações de líderes africanos na área da saúde juntam-se para divulgar bons exemplos de governação nesta área. Dois destes capítulos são escritos por Luís Sambo e Pascoal Mocumbi, naturais de Angola e Moçambique, respetivamente, e líderes destacados na área da Saúde Global em África. Este livro representa a 1ª edição sobre Saúde Global e Sistemas de Saúde escrita na totalidade por profissionais africanos e transmite uma forte mensagem sobre o papel e capacidades destes países superarem os seus constrangimentos, conforme expresso na revisão critica publicada na revista científica Lancet.
A Fundação Calouste Gulbenkian apoiou a tradução do livro African Health Leaders – Making Change and Claiming the Future para língua portuguesa. A versão original foi publicada em agosto de 2014 sob a chancela Oxford University Press e contou com a coorganização do Lord Nigel Crisp, que tem colaborado com a Fundação Calouste Gulbenkian na área da saúde, e de Francis Omaswa, diretor do African Centre of Global Health and Social Transformation.
As histórias de África reunidas neste livro são essenciais para ajudar a derrubar uma visão tradicional sobre o processo de desenvolvimento enquanto caminho de um só sentido, indicado pelos países desenvolvidos e pelas organizações internacionais, apresentado por vezes como o único possível.