Novo estudo sobre competências sociais e emocionais
A Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, Isabel Mota, o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, (em representação do Estado português) e o Presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, encontraram-se, no dia 19 de outubro, na Escola Secundária Padre Alberto Neto, em Queluz, para assinarem um protocolo de cooperação com vista à realização de um Estudo inédito sobre Competências Sociais e Emocionais nas cidades.
O estudo, que será levado a cabo pela Organização de Cooperação de Desenvolvimento Económico (OCDE), incidirá sobre a comunidade escolar de cidades tão díspares quanto Otava, no Canadá, Bogotá, na Colômbia, Roma, em Itália, Helsínquia, na Finlândia, Moscovo, na Rússia e Suzhou, na China, entre outros. Em Portugal, a OCDE avaliará as competências sociais e emocionais de crianças e jovens do município de Sintra. A conclusão do estudo, cofinanciado em partes iguais pela Fundação Calouste Gulbenkian e a Câmara Municipal de Sintra, está prevista para dezembro de 2020.
De acordo com a OCDE, as competências sociais e emocionais têm influência no sucesso escolar, na capacidade de transição da escola para o mercado de trabalho, na satisfação laboral, na saúde física e mental, no nível de envolvimento cívico, participação em ações de voluntariado e integração social, nas taxas de prevalência do crime e outros comportamentos antissociais e, globalmente, no bem-estar. Crianças com mais competências sociais e emocionais têm tendência para ter melhores notas, melhores empregos e salários mais elevados, maior longevidade e menos comportamentos violentos ou criminosos.
Para desenvolver esta ferramenta, que permitirá ajudar as cidades e os países a melhorar as competências sociais e emocionais das suas crianças e jovens (de 10 e 15 anos de idade), a organização vai avaliar 15 competências, de cinco grandes domínios: Capacidade de realização; Regulação Emocional; Colaboração; Abertura de espírito; Relação com os outros; e um sexto domínio, que abarcará Competências combinadas. Cada domínio albergará várias competências, nomeadamente responsabilidade, persistência, autocontrolo, resistência ao stress, empatia, confiança, tolerância, curiosidade, energia, assertividade ou pensamento crítico.
Mais informação sobre o estudo em www.oecd.org