Fundação Calouste Gulbenkian na COP16: Alargar compromisso com o Clima e a Biodiversidade
Este é um passo fundamental na evolução do compromisso da Fundação com a proteção e restauração da biodiversidade, bem como com a ação climática. Até agora, a Fundação tem focado a sua ação em ecossistemas marinhos e costeiros, mas este será um passo para alargar a suaabordagem para incluir habitats críticos em ecossistemas terrestres e de água doce. Este compromisso alargado reflete a missão de promover a sustentabilidade e um mundo natural próspero.
A COP16 deste ano, é inspirada na adoção do Quadro Global de Biodiversidade de Kunming-Montreal (GBF) na COP15, que visa travar e reverter a perda de biodiversidade até 2030, de forma a alcançar uma vida em harmonia com a natureza até 2050. Enquanto plataforma internacional de referência, a COP16 concentrar-se-á em estratégias para proteger ecossistemas, reforçar os esforços de conservação da biodiversidade e enfrentar os desafios das alterações climáticas e da degradação da natureza.
Além de reforçar o compromisso da Fundação com a proteção da biodiversidade, a presença na COP estará focada no anúncio do lançamento da edição de 2025 do Prémio Gulbenkian para a Humanidade, alargando a nossa rede e encorajando pessoas e organizações a submeter nomeações.
Em colaboração com vencedores anteriores e outros parceiros, a COP16 será uma oportunidade para contactar novas instituições. Esta plataforma permitirá promover o Prémio a nomeadores prestigiados e reforçar a sua narrativa que liga o clima, a biodiversidade e as pessoas, posicionando firmemente o Prémio como uma iniciativa de destaque da Fundação.
As nomeações para a próxima edição do Prémio abrem a 1 de novembro de 2024 e encerram a 31 de janeiro de 2025.
O Prémio apoia soluções escaláveis com impacto real para as comunidades e para o avanço dos objetivos climáticos e de biodiversidade, a nível nacional e global. Desde a sua criação, o Prémio já atribuiu 5 milhões de euros a indivíduos, grupos e organizações que têm dado contributos excecionais para a ação climática e soluções climáticas que inspiram esperança e possibilidade. Reconhece soluções inovadoras, escaláveis e de impacto para enfrentar as alterações climáticas e prevenir a perda de biodiversidade.
A presença na COP16 será um momento para focar atenções em áreas-chave como:
A COP16 abordará uma vasta gama de questões urgentes, incluindo:
Perspetivas Futuras
A Fundação Calouste Gulbenkian está empenhada em contribuir para este diálogo global, promovendo soluções baseadas na natureza e apoiando a conservação da biodiversidade através do nosso Programa de Sustentabilidade. Ao focarmo-nos na interconexão entre ecossistemas, clima e bem-estar das comunidades, orgulhamo-nos de fazer parte do crescente movimento para proteger o mundo natural para as gerações atuais e futuras.