Fredrik Andersson será o novo diretor da Gulbenkian Música
Nascido em 1968, em Hässleholm, Suécia, Fredrik Andersson é, desde 2015, Diretor de Programas da Royal Stockholm Philharmonic Orchestra (RSPO) e da Konserthuset de Estocolmo. Reconhecido pela sua estratégia de expansão e diversificação do reportório musical da orquestra, tem apostado na descoberta e revelação de obras de mulheres compositoras. As longas digressões da RSPO na Europa e na Ásia sob a direção dos seus maestros titulares, têm sido também uma das marcas da sua direção.
Fredrik Andersson desempenhou várias funções noutras prestigiadas instituições e orquestras do seu país. Foi o caso da Royal Swedish Opera de Estocolmo, entre 2007 e 2015, da Västerås Sinfonietta, entre 2003 e 2007 e da NorrlandsOperan (Companhia de Ópera Sueca de Umeå) em 2002 e 2003.
Sobre esta sua nomeação declara: “Estou muito entusiasmado e feliz por me tornar o próximo Diretor da Gulbenkian Música e ansioso por trabalhar com a maravilhosa orquestra, coro e toda a equipa deste lugar extraordinário! Com a minha profunda e sincera paixão pela música, espero que possamos criar grandes momentos juntos, para o prazer e alegria do nosso público, tanto em Lisboa e em Portugal, como no estrangeiro.”
A paixão pela música iniciou-se cedo e foi como trombonista que Fredrik Andersson se destacou no princípio da sua carreira, tendo estudado com o lendário músico de jazz sueco Nils Landgren. Depois de cumprir o serviço militar na Banda do Exército Real Sueco, estudou no Royal College of Music em Estocolmo 1988-92.
Faz parte do júri dos Grammy suecos e do Prémio da Editora de Música Sueca há vários anos; e integrou ainda o júri do Concurso Internacional de Flauta Carl Nielsen em 2019 e 2022.
Fredrik Andersson irá ocupar o cargo exercido pelo finlandês Risto Nieminen desde 2009, que passará à reforma no próximo ano.