Descarbonizar embarcações de pesca e de recreio
“Uma etapa fundamental para a criação de um barco autónomo, fiável, seguro e com zero emissões poluentes”. É deste modo que Alexandra Rodrigues Pinto, investigadora da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), descreve o projeto GREENSHIP_E, resultado do trabalho de uma equipa multidisciplinar composta por investigadores de quatro unidades de I&D da FEUP (CEFT, LEPABE, e LSRE-LCM, que formam o laboratório associado ALiCE), além do SYSTEC e do INESC TEC.
Concebido para desenvolver sistemas de produção e armazenamento de combustíveis verdes a bordo de embarcações de pequeno porte, em particular das embarcações recreativas e de pesca que constituem a esmagadora maioria da frota nacional, o GREENSHIP_E visa elevar para um novo patamar a tecnologia de propulsão marítima livre de emissões de carbono à disposição da indústria naval. Para tal, propõe a criar uma solução capaz de produzir e armazenar hidrogénio puro a bordo, dispensando a existência de grandes tanques de alimentação.
O desenvolvimento desta solução tecnológica constituirá um passo significativo na descarbonização do setor marítimo, área de grande importância estratégica para Portugal. O GREENSHIP_E parte de uma base sólida de conhecimento e experiência acumulados, garantindo, segundo a investigadora, “condições favoráveis para o sucesso do projeto e permitindo acelerar o desenvolvimento e a implementação das soluções inovadoras propostas”.
O projeto, com um potencial disruptivo e inovador e com impacto expectável na área da Sustentabilidade, será financiado, num total de 1,5 milhões de euros pela Fundação Calouste Gulbenkian, até 2027. O contrato entre as duas entidades foi assinado a 16 de dezembro, numa cerimónia que contou com a presença do presidente do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian, António Feijó, e do Reitor da Universidade do Porto, António de Sousa Pereira.