Garrettonline
Uma experiência de navegação interativa, na qual o leitor pode ativar os auxiliares de leitura e visualizar os manuscritos autógrafos (originais) do Romanceiro assinados por Garrett, bem como as edições dos poemas nos séculos XIX e XX.
Pretende-se com esta edição digital aproximar o património literário português de uma diversidade de públicos, nem sempre atraídos pelos “textos clássicos”, mas mantendo sempre o rigor filológico.
O projeto concluiu a edição genética digital do Romanceiro de Almeida Garrett. Foi disponibilizado em acesso aberto o poema O Anjo e a Princesa, publicado pela primeira vez por Almeida Garrett em 1843 e reeditado em 1853. Trata-se de uma edição digital com conteúdos interativos que contém a recuperação do poema de acordo com a última vontade do escritor; o seu percurso criativo (edição genética); os “assistentes de leitura” (notas filológicas); e a possibilidade de o visitante ativar imagens dos suportes físicos do poema, impressos ou manuscritos.
“Garrettonline” é um projeto de investigação patrocinado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação Ciência e Tecnologia, desenvolvido por uma equipa de investigadores das Universidades do Algarve (Centro de Investigação em Artes e Comunicação), de Coimbra (Centro de Literatura Portuguesa) e Nova de Lisboa (Instituto de Estudos de Literatura e Tradição).
Aceda à edição crítica digital em acesso aberto em garrettonline.romanceiro.pt