Conectar alunos ao ensino à distância
A falta de conectividade e/ou de material informático são um obstáculo para milhares de alunos, que não têm conseguido acompanhar o ensino à distância, neste período de pandemia.
O Student Keep é uma plataforma de match entre a oferta e a procura de equipamento informático, que solicitou ao Ministério da Educação ajuda para a distribuição do equipamento, por esses alunos mais vulneráveis.
A Fundação Gulbenkian, que acompanha o projeto desde o desenho da plataforma, vai continuar a acompanhá-lo, através de apoio financeiro e da promoção de uma campanha que pretende sensibilizar as empresas e a população em geral para a doação de computadores, tablets, hotspots ou telemóveis. À Fundação Gulbenkian juntou-se também o Banco Santander Consumer Portugal.
Com esta iniciativa, a Fundação concretiza a sua intenção de apoiar os estudantes carenciados, permitindo um acesso ao ensino a distância durante o encerramento das escolas. Os pedidos de apoio e a oferta de equipamentos devem ser feitos através da plataforma Student Keep.
Este apoio surge no quadro do Fundo de Emergência Covid-19, criado pela Fundação Calouste Gulbenkian em março e aberto a outros parceiros. Este Fundo tem o objetivo de mitigar os efeitos da pandemia em cinco grandes domínios de intervenção: Saúde, Ciência, Sociedade Civil, Educação e Cultura.
A plataforma Student Keep faz parte do movimento #tech4COVID19, que junta dezenas de empresas tecnológicas e de empreendedores sociais em torno de projetos de voluntariado nas áreas da Saúde, Educação, Tecnologia e Apoio Social. Desde o início da pandemia pelo Covid-19, o #tech4COVID19 já lançou mais de 20 iniciativas e mobilizou cerca de cinco mil voluntários.