Candidaturas abertas para o Prémio para Organizações de Artes Cívicas
Estão agora abertas as candidaturas para a terceira edição do Prémio para Organizações de Artes Cívicas, atribuído pelo UK Branch da Fundação Calouste Gulbenkian, em parceria com o King’s College de Londres.
Esta edição vai destacar as organizações culturais no Reino Unido que estão a contribuir para que as comunidades prosperem, mesmo nos contextos mais desafiantes. Os premiados serão exemplos notáveis de como as organizações podem trabalhar em conjunto com as comunidades para responder às suas necessidades e preocupações, aprofundar as relações, e permitir uma mudança positiva através das artes e do estímulo à criatividade.
Ao destacar estas práticas, o Prémio procura incentivar o sector artístico e cultural em geral a abraçar o seu papel cívico. O valor do Prémio será distribuído por três organizações: o primeiro, no valor de 100.000 libras, e dois no valor de 25.000 libras.
Segundo Louisa Hooper, Diretora da Delegação do Reino Unido da Fundação Calouste Gulbenkian, “o Prémio para Organizações de Artes Cívicas foi concebido para apoiar projetos culturais que coloquem a comunidade nos seus corações. Em tempos difíceis, é mais importante do que nunca que a arte e a cultura estejam ao alcance de todos”.
Sydney Thornbury, CEO e Diretora Artística da The Art House, principal galardoada com a edição anterior do Prémio, refere também que: “A estabilidade que o Prémio proporcionou aprofundou o trabalho que já estávamos a fazer e abriu novas oportunidades para a forma como podemos alargar ainda mais o nosso impacto cívico”.
Os premiados serão propostos por um painel de juízes independente, presidido por Baroness Bull, membro da House of Lords e composto por Darren Ferguson (Beyond Skin), Ica Headlam (We Are Here Scotland), Philipp Dietachmair (European Cultural Foundation), Rachel Noel (Tate), Rhiannon White (Common Wealth Theatre), Saad Eddine Said (New Art Exchange) e Sydney Thornbury (The Art House).
As candidaturas encerram às 13:00 do dia 25 de novembro.
SABER MAIS Press release