Apresentação da obra “Tempo e Poesia”
No âmbito da Festa dos Livros é apresentado no dia 13 de dezembro, o livro Tempo e Poesia, que corresponde ao terceiro volume das Obras Completas de Eduardo Lourenço que estão a ser editadas pela Fundação Gulbenkian.
A obra será apresentada por Guilherme d’ Oliveira Martins, administrador da Fundação, Carlos Mendes de Sousa, coordenador desta edição e pelo próprio Eduardo Lourenço.
Publicada em 1974, a obra Tempo e Poesia, constitui uma obra de referência, sendo considerada pelo coordenador deste volume, a mais importante obra sobre poesia alguma vez editada em Portugal.
Esta obra de referência surge integralmente reproduzida na primeira parte deste volume, mantendo os seus dois capítulos, um dedicado à poesia mítica, e outro, intitulado A Imagem no tapete, composto por ensaios sobre o modernismo português e sobre poetas como Miguel Torga, Eugénio de Andrade, Vitorino Nemésio e António Ramos Rosa, entre outros temas.
As restantes partes deste terceiro volume das Obras Completas de Lourenço reúnem textos inéditos ou dispersos em jornais, revistas, prefácios ou incluídos em volumes coletivos, sobre alguns dos mais relevantes poetas e movimentos poéticos nacionais. A edição conjunta destes textos mostra, de acordo com o coordenador, “filões muito interessantes do ponto de vista dos eixos de coerência no ensaísmo de Eduardo Lourenço”, podendo-se encontrar “recorrências”, “prolongamentos” ou “retomas”, “desenvolvimentos” ou “comentários”.
Num primeiro painel, intitulado Da Poesia, reúnem-se textos de reflexão sobre poesia ou sobre o poético em sentido lato; no segundo, com o nome Dos Poetas, agrupam-se as leituras sobre poéticas individualizadas; numa terceira secção, a que se chamou Sentido e Forma da Moderna Poesia Portuguesa, arrumam-se textos mais abrangentes, sobre vários contextos ou períodos.
Para além de uma extensa introdução da autoria de Carlos Mendes de Sousa, intitulada “Eduardo Lourenço, habitante da aventura poética”, este volume inclui ainda duas cartas escritas a Adolfo Casais Monteiro, informação sobre as datas e o contexto de publicação dos vários textos, bem como um índice remissivo.
A apresentação tem lugar no bar do foyer, às 18:30. A entrada é livre.
19 de dezembro – As Aves dos Jardins Gulbenkian por João Rabaça e Paula Côrte-Real
20 de dezembro – Edições Amadeo 2016
XX Dessins, Fotobiografia, Raisonné de Pintura, Uma Viagem Extraordinária, As Lendas de S. Julião por Helena de Freitas e Catarina Alfaro