Apoio à comunidade arménia de Nagorno-Karabakh
O apoio da Fundação será atribuído em três vertentes: psicossocial, património e investigação académica sobre as perdas sofridas pelos arménios de Nagorno-Karabakh.
Três conceituadas organizações, com vasta experiência no acompanhamento psicossocial e na criação de meios de subsistência, vão receber subsídios para ajudar, no terreno, os refugiados provenientes da Arménia. Trata-se da Children of Armenia Fund (COAF), da Near East Foundation (NEF) e da We Are Our Mountains.
Em resposta à destruição física ou falsificação do património arménio tangível em Nagorno-Karabakh, serão também apoiados projetos de levantamento sistemático e especializado do património, O registo documental do património material será realizado por uma equipa de investigação do Institut National des Langues et Civilisations Orientales (INALCO) em França e na Arménia. O projeto abrange mais de dois mil monumentos em risco, como igrejas medievais, mosteiros e cruzes de pedra.
Por último, será prolongado o apoio ao projeto de investigação sobre as causas e consequências da guerra, complementando-o com um elemento de investigação de história oral. O registo do que se perdeu no território será feito através da documentação de memórias, com descrições das aldeias, da cultura material e imaterial, dos costumes e tradições, tal como do dialeto único de Nagorno-Karabakh.
Em colaboração com a Fundação Gulbenkian, a Saint Sarkis Charity Trust, em Londres, vai também realizar iniciativas com o objetivo de prestar apoio psicossocial e de restabelecimento dos meios de subsistência da comunidade arménia.
Foto: Kornidzor, Syunik, Arménia. Nagorno-Karabakh à distância. ©Scout Tufankjian