Amadeo de Souza Cardoso: O último segredo da arte moderna
A Fundação Calouste Gulbenkian vai apresentar, na próxima 4ªf, dia 13 às 18h30, a antestreia do filme Amadeo de Souza Cardoso: O ultimo segredo da arte moderna, de Christophe Fonseca, uma co-produção internacional realizada no âmbito da exposição que o Grand Palais vai dedicar ao artista a partir do dia 20 de abril. Entrada livre.
O filme tem a duração de 52’ e traça o percurso apaixonante de um artista que deixou uma obra de grande fulgor, cúmplice de todas as revoluções estéticas do seu tempo, e, ao mesmo tempo, absolutamente única e original. Íntimo de Modigliani, Brancusi, do casal Sonia e Robert Delaunay, expôs ao lado dos maiores do seu tempo – Braque, Picasso, Duchamp, Matisse, Kandinsky, Léger – mas o sucesso que conhece em vida foi sendo progressivamente esquecido após a sua morte precoce aos 30 anos. Realizada um século depois do desaparecimento de Amadeo, este filme, tendo sempre como pano de fundo a exposição no Grand Palais, vai constituir um inestimável contributo para revelar internacionalmente “um dos segredos mais bem guardados da arte moderna”, citando o historiador de arte norte-americano Robert Loescher.
Com uma realização estética, sóbria e elegante, à imagem da própria personagem, o documentário percorre os vários lugares onde Amadeo viveu, que inspiraram e enquadraram a obra: Amarante, Lisboa, Paris, Nova Iorque e Chicago, evidenciando a cor e o movimento, tão importantes no seu trabalho. As paisagens sumptuosas do Douro, fonte de inspiração fundamental para o artista e sempre presentes ao longo das múltiplas etapas do seu trabalho, assumem, no filme, grande protagonismo.
Duas narrativas sobrepõem-se neste filme: a primeira, cronológica, segue a vida de Amadeo, percorrendo a casa familiar, os locais emblemáticos e os espaços que partilhou com outros artistas. A segunda acompanha a investigação da equipa orientada por Helena de Freitas, comissária da exposição do Grand Palais e consultora científica deste filme, e documenta a pesquisa aos arquivos pessoais do artista, registando, por exemplo, a emoção da descoberta de uma obra inédita, ou as peritagens realizadas na Universidade Nova de Lisboa que trazem uma nova luz sobre a obra de Amadeo.
O documentário, que conta com o apoio Fundação Calouste Gulbenkian, Caixa Geral de Depósitos, Fidelidade, e Município e Museu Amadeo de Souza-Cardoso de Amarante, será exibido na RTP em horário nobre, após o telejornal a 20 de Abril, dia da abertura das portas da Exposição do Grand Palais. Em França, tem data marcada para dia 8 de Maio no canal France 5. A sua posterior exibição nos canais da France televisions e na sua rede internacional fará chegar este documentário a cerca 180 países. O filme foi produzido originalmente em francês. A versão portuguesa tem locução do ator João Lagarto.
Christophe Fonseca, fundador da Imagina Produções com Ruben Alves (realizador da Gaiola Dourada) e Duarte Neves, , conta no seu currículo, conta com mais de quatro dezenas de documentários e grandes reportagens tendo obtido vários prémios e distinções em França, onde reside.
Intervenientes: Helena de Freitas, Historiadora de arte e curadora da exposição do Grand Palais; Catarina Alfaro, Curadora e historiadora de Arte;Isabel et José Ernesto de Souza Cardoso, Familia do pintor;Maria João Melo, Investigadora na Faculdade de Ciencias e Tecnologia de Lisboa; Raquel Henriques da Silva, Historiadora de Arte, Ana Vasconcelos, Curadora e responsável pela colecção do centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian; António Cardoso, Director do Museu Amadeo de Souza Cardoso d’Amarante; Laurent Salomé, Director científico do Grand Palais; Catherine Grenier, Conservadora Chefe do Patrimonio e historiadora de Arte e Antiga directora do Museu Nacional Francês de Arte Moderna; Laurette McCarthy, Historiadora de Arte;Marilyn Kushner, Conservadora do New York Historical Society e Stephanie D’Alessandro, Conservadora do Art Institute of Chicago
AMADEO DE SOUZA CARDOSO,
O ÚLTIMO SEGREDO DA ARTE MODERNA
Um filme de Christophe Fonseca
Uma coprodução © 2016 – Les films de l’Odyssée, Imagina Produções e de RMN-Grand Palais com a participação de France télévisions, da Rádio Televisão de Portugal RTP, e CNC.
Duração: 52 m