50 anos do 25 de Abril na Delegação em França
As comemorações começaram no final de janeiro com a apresentação da obra Ensaios de Abril (Edições Tinta-da-China, 2023). Além do autor, o historiador Fernando Rosas, o lançamento contou com a presença de Yves Léonard.
Abril será o mês de eleição para as comemorações, com a realização de vários eventos dentro e fora da Delegação. No Théâtre de la Ville decorrerá um festival com conferências, concertos e exposições, enquanto a Praça do Châtelet receberá uma festa de rua.
Mário Soares será evocado numa conferência marcada para 22 de abril na Fondation Maison Sciences de l’Homme, com a presença de Isabel Soares, Christophe Araújo e Guilherme d’Oliveira Martins.
A 26 de abril, em colaboração com a Revue Esprit, decorrerá um colóquio sobre o 25 de Abril e as revoluções na Gaïté Lyrique, com a presença de vários investigadores.
Ainda nesta semana de abril, será lançada a obra de José Rebelo, com os textos por si escritos no jornal Le Monde durante a Revolução dos Cravos, e a obra C’est le peuple qui comande, de Victor Pereira, com a participação de Yves Léonard.
A figura de Maria Lamas será recordada na conferência Maria Lamas : la longue lutte pour l’égalité por Maria José Palla e Álvaro Vasconcelos na Maison du Portugal – André de Gouveia, a 4 de Junho.
As comemorações terminam com a conferência de Margarida Calafate Ribeiro Le corps des autres, 25 avril – la restitution de la mémoire et les générations d’après organizado em parceria com a Universidade de Paris Nanterre, Laboratório CRILUS.
Imagem: Ana Hatherly, «As Ruas de Lisboa», 1977. CAM – Centro de Arte Moderna Gulbenkian, inv. 91P742. Foto: José Costa Alves © Poeta e artista plástica