Ruben Martins
O Ferrovia 2020 projetou um investimento próximo a três mil milhões de euros para a modernização e eletrificação da rede ferroviária portuguesa, mas as taxas de execução continuavam, em 2020, abaixo do estimado inicialmente. Quem ganhou mais com os contratos públicos? Qual o atraso destas obras face ao inicialmente previsto? Quantos milhões vão ficar por executar? Qual o custo-benefício das obras em curso? Estas são as perguntas de partida para um trabalho que quis analisar o investimento público realizado no sector da ferrovia no último quadro comunitário de apoio 2014-2020 (cuja execução pode ir até 2023).
Uma investigação com vários formatos e publicada em várias plataformas.
Este projeto venceu o Prémio de Jornalismo para Sustentabilidade promovido pela Fundação Mestre Casais e Ceiia.
Lisboa-Madrid. 4 comboios e 10 horas de viagem ao passado
Os atrasos no Ferrovia 2020 e a falta de aposta na alta velocidade levaram a que, em 2021, Portugal esteja mais isolado do que nunca em termos ferroviários. Viajar sobre carris entre as duas capitais ibéricas exige mudanças, paragens e tempo livre de sobra para passar dentro das automotoras.
Notícias Magazine, 22 jun 2021
Saber maisLinha do Oeste à espera dos comboios elétricos para recuperar
De Lisboa às Caldas da Rainha são necessárias duas horas e meia sobre carris, mais do dobro do tempo que leva o autocarro. Eletrificação da linha está atrasada três anos.
dinheiro vivo, 26 dez 2021
Saber maisFerrovia 2020 com obras atrasadas e menos de metade do investimento executado
Lançamento de um portal de acompanhamento da execução das obras na rede ferroviária nacional.
Público, 22 jun 2023
Saber maisPodcast Sobre Carris
Conversas de bitola alta sobre ferrovia. Com Carlos Cipriano, Diogo Ferreira Nunes e Ruben Martins.
Público, 2022 – 2023
Saber maisPortal Ferrovia 2020
A que velocidade anda o Ferrovia 2020?
A informação publicada pela IP acerca da execução do projeto foi sempre dispersa e pouco consistente. Este projeto do Sobre Carris é um exercício de cidadania destinado a monitorizar – com os dados disponíveis – a evolução do Ferrovia 2020.
Público, 2022 – 2023
Saber maisBolsas de Investigação Jornalística
Conheça as propostas de investigação dos jornalistas selecionados para as Bolsas Gulbenkian de Investigação Jornalística.
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