Ricardo Dias Felner
O que está dentro das garrafas de vinho do seu supermercado é mesmo só sumo de uva? E qual é o impacto de herbicidas e pesticidas na paisagem do Alto-Douro Vinhateiro e em algumas das principais regiões de produção intensiva de vinho? Ricardo Dias Felner propõe uma investigação à vitivinicultura convencional, olhando para a nova tendência dos vinhos naturais.
In vino veritas
“O movimento dos vinhos ditos naturais tem vindo a ganhar força. Durante um ano, ouvimos produtores e críticos, microbiologistas e enólogos, intervencionistas e minimalistas; do Douro ao Alentejo, passando pela Borgonha, andámos por vinhas e adegas, montes e vales, laboratórios e armazéns. Em todo o lado perguntámos: ‘O que escondem os seus rótulos?’ No final, uma certeza: Plínio estava equivocado”
Expresso, 18 dez 2021
Download PDF (2 MB)
As vinhas da Ira
“A vinha é a cultura em Portugal que mais usa pesticidas e herbicidas. Mas o que parecia inevitável até há pouco tempo pode estar a mudar. Um grupo de grandes e pequenos produtores começou a produzir em biológico ou a adotar práticas mais amigas do ambiente. A revolução chegou às uvas?”
Expresso, 21 jan 2022
Download PDF (4 MB)
Bolsas de Investigação Jornalística
Conheça as propostas de investigação dos jornalistas selecionados para as Bolsas Gulbenkian de Investigação Jornalística.
Saber mais