Paulo Anunciação
Esta investigação revelou um dos maiores escândalos da história diplomática portuguesa recente: a forma como os serviços secretos da antiga República Socialista da Checoslováquia (StB) se infiltraram na embaixada de Portugal em Praga, entre 1975 e 1990, e tiveram acesso a informação classificada de Portugal e da Nato.
Este trabalho foi publicado no Expresso.
Os espiões no meio de nós
Os serviços secretos da antiga República Socialista da Checoslováquia estiveram infiltrados na embaixada de Portugal em Praga durante mais de 15 anos. Microfones nas paredes, espiões entre os funcionários, interceção das comunicações e violações frequentes das instalações da missão diplomática portuguesa. Uma viagem pelos arquivos revela a extensão e os tentáculos da StB, a tenebrosa polícia secreta checoslovaca que cultivava um interesse particular pela nossa embaixada.
Expresso, 26 ago 2022
Download PDF (2 mb)Kompromat à portuguesa
No final da década de 80, em plena Guerra Fria, uma jovem agente dos serviços secretos da República Socialista da Checoslováquia tinha uma missão muito específica: ir para a cama com funcionários diplomáticos portugueses.
Expresso, 09 set 2022
Download PDF (8 mb)Bolsas de Investigação Jornalística
Conheça as propostas de investigação dos jornalistas selecionados para as Bolsas Gulbenkian de Investigação Jornalística.
Saber mais