Inês Serra Lopes
O negócio milionário da Justiça Arbitral do Estado é um trabalho sobre como, nas últimas décadas, os sucessivos governos têm impulsionado o recurso aos Tribunais Arbitrais, essa forma de justiça privada, cara mas expedita, que permite retirar processos aos tribunais e diminuir a morosidade da Justiça. Acontece que o próprio Estado tem aceitado “comprometer-se em árbitros”, ou seja, submeter os litígios em que é parte a tribunais arbitrais, em processos privados, geralmente secretos, que muitas vezes não admitem recurso e escapam, de forma legal, ao controlo do Tribunal de Contas e ao escrutínio público. De acordo com Inês Serra Lopes, esta investigação pretende provar que o mecanismo da arbitragem pode ser usado para encobrir atos de corrupção.
O negócio milionário da Justiça Arbitral do Estado
Esta é a justiça secreta, opaca, que não se vê, não se conhece, da qual ninguém nos dá conta, que é cara e, sobretudo, que é feita sempre pelos mesmos protagonistas. E através da qual se decide o destino do dinheiro público.
Expresso, 23 out 2021
Download PDF (1 MB)
Bolsas de Investigação Jornalística
Conheça as propostas de investigação dos jornalistas selecionados para as Bolsas Gulbenkian de Investigação Jornalística.
Saber mais