A Fundação e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
As Nações Unidas definiram em 2015 os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda comum com vista a erradicar a pobreza e endereçar outras necessidades, procurando aliar estratégias que melhorem a saúde e educação, reduzam as desigualdades e potenciem o crescimento económico, focando também as alterações climáticas, restauro da biodiversidade e a conservação dos oceanos.
A Fundação realizou em 2020, em colaboração com os Rockefeller Philanthropy Advisors (RPA), um projeto, pioneiro no mundo filantrópico, que visou compreender de que modo as suas atividades e projetos se alinham com os ODS, procurando formas de medir esse alinhamento.
Atualmente, a Fundação contribui maioritariamente para os ODS 4, 9 e 11
ODS 16 Paz, Justiça e Instituições Eficazes
Promoção do acesso público à informação (essencialmente com o Fundo Europeu para os Media e Informação e a Biblioteca de Arte e Arquivos).
ODS 10 Reduzir as Desigualdades
Garantia de igualdade de oportunidades (maioritariamente através de bolsas e do combate às desigualdades no acesso a cuidados de qualidade, entre outros).
ODS 4 Educação de Qualidade
Contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável e no aumento de habilitações e competências (através das bolsas e das atividades culturais).
Outros ODS
ODS 9 Indústria, Inovação e Infraestruturas
Fortalecimento da investigação científica (principalmente através da atividade do IGC e em apoios ao reforço das capacidades de investigação em Ciências da Saúde nos PALOP).
ODS 11 Cidades e Comunidades Sustentáveis
Preservação do património cultural e acesso a espaços públicos seguros, inclusivos, acessíveis e verdes (maioritariamente através de atividades culturais e iniciativas que promovam a identidade das comunidades arménias na diáspora).
Dados relativos ao ano de 2023